Já não é novidade aqui para vocês leitores do blog, que sou apaixonada pela região italiana das Dolomitas. E, se tem uma cidade ali que mora no meu coração é a linda Cortina D’Ampazzo, também conhecida como a pérola da região . Onde, recentemente fui convidada pelo órgão de turismo da cidade( clica AQUI para acessar o site), para passar um final de semana inesquecível.
Cortina D’Ampezzo, é uma comunidade italiana na região do Vêneto, situada na província de Belluno e conta com quase 6 mil habiantes. Conhecida por ser uma famosa estação de esqui, já foi sede dos jogos olímpicos de inverno de 1956 e, vai voltar a ser em 2026, assim como vai ser a sede do campeonato mundial de esqui em 2021. Mas, as maravilhas dessa cidade não se resumem apenas ao período de inverno. Durante todo o ano ela nos oferece diversas atrações, principalmente agora durante o verão europeu.
O aeroporto mais próximo é o de Veneza ( capital da região Vêneto), o qual dista apenas duas horas de carro. No aeroporto existem algumas opções para aluguel de carros, assim como, a propria cidade de Cortina, e os seus hotéis fornecem serviços de transfers. Por sinal, o carro é o melhor meio de transporte para se locomover pela região. A estrada é muito bem sinalizada e ao longo do caminho vão-se abrindo panoramas de tirar o fôlego!
A nossa “casa” em Cortina durante o final de semana foi o Hotel Faloria Moutain Spa Resort, 4 estrelas supeior, recém aberto em Dezembro de 2018, depois de um período de reformas, com um ampliamento da parte central do edifício, a restruturação da maioria dos quartos e, de toda a área SPA, um dos pontos fortes do hotel. Por sinal, esse hotel possui a única piscina semi olímpica coberta, com 25 metros, de toda região Dolomitas. O novo SPA possui mais 1000 metros quadrados e inclui: sauna finlandesa, banho turco, cascata de gelo, vitality pool climatizada, que adorei e, nada melhor que relaxarmos na mesma depois de um longo dia de caminhadas! Além de contar com a área de massoterapia, com diversas cabines, duchas privadas, sala fitness etc. Já o restaurante, ubicado em uma varanda com paredes de vidro transparentes, nos oferece uma linda vista para o monte Croda dal Lago de um lado e para o trampolim olímpico de 1956 do outro lado. Sem falar do lindo lounge bar na entrada do hotel, onde podemos saborear deliciosos drinks e, do novo terraço com vista para as motanhas ao redor, onde é servido o buffet do café com também opções a la carte. Ou seja: hotel maravilhoso em perfeita harmonia com a natureza que o circunda, ligado ao território, mas ao mesmo tempo moderno, simples e linear, com uma decor e movéis atentos as cobinações cromáticas. Fornecendo assim, aos hospedes, um ambiente de luxo e confortavél ao mesmo tempo com uma atmosfera relaxante e informal.
Sendo verão e estando em uma linda cidade de montanha, uma das primeiras coisa que vem em mente são as atividades ao ar livre. Estar em contato com a natureza, respirar ar puro, entre uma trilha e outra, uma escalada e outra, um passeio de bicicleta, termminando com uma refeição em um das inúmeras opções que o território nos oferece, desgustando de uma gastronomia local, genuína e muito saborosa.
E, um dos passeios que fizemos ao ar livre em Cortina, foi o da nova trilha, inaugurada ano passado, a Gores de Federa. Essa é uma trilha, facilmente percorrível, inclusive com crianças e animais e, dura em média uma hora de caminhada até a Malga Federa. O percurso, ao longo do rio Federa, é constituído por bosques, cascatas, canyons, pontes e passarelas e, lindas paisagens. No dia do nosso passeio, foi inaugurado uma exposição cultural denominada Arcipelago Fossile, que faz parte do projeto Sentieri d’arte. Onde ao longo da trilha, pudemos apreciar as obras d’arte, feitas com matérias primas recuperdas do bosque, de 3 artistas, Alessandro Ferri, T-Yong Chubg e Federico Tosi, onde cada um se concentrou em um dos reinos biológicos do universo. A mosta durerá até o dia 2/11.
Como chagar até o ponto de partida da trilha Gores de Federa? Chegamos de carro até o estacionamento perto do lago de Pianozes, um lindo lago com restaurante para também se conhecer na cidade. De lá, utilizamos um serviço de transfer com Jeep( querendo pode-se ir a pé por 3km), que nos levou até o ponto de partida da trilha na ponte de Federa. No final da trilha, ao chegar na Malga Federa, um agriturismo, com restaurante local onde podemos apreciar da deliciosa grastronomia local, temos uma vista maravilhosa das montanhas ao seu redor: Becco di Mezzodi, Pomagagnon, Cristallo e Faloria. Essa é sem dúvida uma das trilhas mais lindas que já fiz em Cortina. Vale lembrar que a mesma, como várias outras, podem serem feitas na compania de um guia alpino. Fizemos a mesma, na compania de Simone Corte, que além de ser um guia alpino hiper preparado, foi também um dos idealizadores da trilha. Vocês podem reservar os passeios guiados diretamente na recepção do hotel ou mesmo na sede dos guias alpinos esse último localizado no centro da cidade.
No final da tarde, depois de um breve descanso no hotel, partimos para Mietres, região na parte est de Cortina onde está localizado o Rifugio Mietres. Do estacionamento, próximo a Brite di Larieto, atravessarmos um lindo bosco e, depois de 15 minutos de caminhada chegamos ao rifugio. Aqui nos esperava um aperitivo em um ofurô, com água aquecida a lenha e, vista panoramica de Cortina e das redes montanhosa Tofane de rosas com um pôr do sol inesquecível! Uma experiência wellness única! Terminamos a noite com um jantar delicioso no restaurante do rifugio, o qual conta seja com mesa ao interno que externo. O local também possui uma sauna filandesa ao externo com vista estupenda das Dolomitas.
Um outra experiência que vocês não podem deixar de fazer em Cortina é ir conhecer o centro da cidade. A famosa Corso Italia, e ruas adjacentes, possuem lindas lojas, bares, cafeterias, galerias d’arte, supermercado, etc; que contribuem para fazer desse lugar um destino de luxo! Quem me acompanha no meu perfil instagram: @simoamorim, pode observar as lindas lojas que mostrei como por exemplo a Marinotti com artigos femininos e masculinos super descolados, a Franz Kraler, loja multimarcas que possui uma pop up store da Dior, a Pastecceria Alverá, uma das minhas preferidas em toda Itália, e também a Cooperativa de Cortina que conta com um supermercado e lojas de roupas, artigos esportivos, livraria, etc.
Sem falar do Info Point, na Corso Italia, onde as operadores falam diversos idiomas, dentre eles o espanhol e, onde podemos ter acesso a um vasto material informativo da região, como mapas, guias impressos ( tem um inclusive em português), adquirir souvenirs e reservar diversas attividades esportivas para todas as idades e graus de dificuldades dos mais simples aos mais adrenalínicos, comprar ski pass, ingressos para funivias e seggiovias, etc.
Vou concluir esse post do nosso final de semana em Cortina D’Ampezzo, relatando o nosso jantar no restaurante estrelado da cidade: O restaurante Tivoli Cortina, uma estrela Michelin, do chef Graziano Prest, localizado na tradicional região de Lacedel, com uma vista panoramica incrível. A cozinha do chef Graziano conta com produtos ligados ao território, mas também conta com excelentes pratos a base de peixes e frutos do mar, matéria prima oriunda das cidades vizinhas Chioggia e Veneza. Uma verdadeira imersão no que há de melhor da enogastronomia italiana, com raízes locais e um salto no futuro. Com uma contemporaneidade que passa desde de quem a saboreia a quem a cria, sensações e valores das origens essências do terriório com uma decor do ambiente que engloba tudo em uma atmosfera única no seu gênero. Apenas uma palavra para o Chef Graziano e o seu staff: Chapeau!
Para saber mais informações sobre a agenda de eventos da cidade acesse AQUI para visitar o site de Cortina Marketing, assim como sigam a página Facebook: Cortina D’Ampezzo e Instagram: @cortinadolomiti e, para ver outros posts sobre Cortina que escrevi aqui no blog, na abra procurar coloquem o nome Cortina. Um muito Obrigada a toda equipe de marketing e do orgão de Turismo de Cortina que nos receberam com todo profissionalismo e carinho. Em breve, o artigo digital completo na Revista Mensch!