Já não é mais novidade aqui para vocês que sou apaixonada pela região italiana das Dolomitas! E, recentemente estive novamente por la. Dessa fez, fomos conhecer mais um dos vários lagos ali presentes: o lago de Tovel.
Localizado na região de Trentino-Alto Adige, província de Trento o Lago di Tovel está dentro do parque natural de Adamello – Brenta, na Dolomita de Brenta. A estrada para chegar até o lago é belíssima, passando por cidadezinhas rodeadas por plantações de maçãs e uvas. Que, durante o período do verão estarão repletas de frutas, tornando o passeio ainda mais lindo!
A entrada no lago, a qual é gratuíta, tem acesso através de uma estrada a qual conta com 3 estacionamentos, ao valor de 10 euros. Nos dias da semana com maior fluxo de turistas, principalmente no período que vai de final de Junho até a metade de Setembro, entre os horários de 10:30 até 16:30 hr temos que estacionar no primeiro estacionamento que se chama Capriolo e de lá pegar um ônibus, querendo da para ir a pé por uma trilha, que nos leva até a entrada do lago, a qual dista 5 km. Esse transfer, ida e volta, está incluído, no valor dos 10 euros do estacionamento. Caso você chegue antes ou após o horário citado, da para ir de carro até o estacionamento Lago que fica muito próximo do lago. Os ônibus saem a cada 20 minutos.
Ao chegar no lago, você encontra no seu perímetro dois restaurante e uma lojinha de souveniers. Paramos para almoçcar no primeiro restaurante e estava tudo delicioso. O percurso ao redor do lago dura em média uma hora e existem lugares para piquenique com mesinhas, além de algumas praias para você aproveitar e curtir o sol ou mesmo nadar. Na minha opinião, o período que vai desde a primavera até verão é um dos melhores para visitar o lago de Tovel mas, acredito que o mesmo fique muito lindo também durante o Outono com o espetáculo das cores.
Um das cidades que você pode tomar como base para se hospedar e que fica próxima ao lago é a linda cidade de Bolzano, que dista em média 1:20hs do lago. Os aeroportos mais próximos até o lago são: Bolonha, 271km num percurso de 2:47 minutos, Venezia 270 km em 3 horas e, o aeroporto de Bergamo, são 226km em 2:30hs de viagem.
Vale lembrar que o melhor meio de transporte na região é o carro. E que as Dolomitas é uma vasta região repleta de lugares maravilhosos para se visitar. Nada melhor que contar com um acompanhante turístico na hora de montar o seu roteiro ou mesmo dando toda assistência desde a reserva dos hotéis aos transfers ou mesmo estando presente nos passeios. Entre em contato comigo via email para saber mais. Aqui o meu email para contato: blogsoulfashion@gmail.com