Dando continuidade a minha viagem na reigão Dolomitas, hoje irei falar desse lindo destino dos sonhos na região: Santa Maddalena em Val di Funes no Trentino – Alto Adige.
Situado no fundo de um vale com 370 habitantes, essa pequena cidade que se trova a 1.339 metros de altura do nível do mar, possui uma vista panoramica espetacular da cadeia montanhosa denominada Odle. Que juntamente com a igreja local a igreja de Santa Maddalena, e também com a igrejinha de San Giovanni in Ranui, são alguns dos pontos mais fotografados da região Dolomitas.
Santa Maddalena faz parte da localidade de Funes, que conta com mais cinco vilarejos: San Pietro (sede da prefeitura local), Tiso, San Valentino, San Giacomo e Colle que juntos fazem parte da região autonoma de Bolzano no Trentino-Alto Adige.
Há pouca distância de Santa Maddalena encontramos a malga de Zannes, com um estacionamento a pagamento, de onde partem várias trilhas durante todo o período do ano. Uma das trilhas mais famosas dessa região é a trilha que nos leva ao Geisler Alm rifúgio delle Odle. São duas horas de caminhada partindo do estacionamento seguindo o sentiero del fieno n.6 para Ciancenon ( San Zeno) e da li se atravessa a direita a ponte para continuar em um outro sentiero denominado Adolf- Munkel que nos leva até a bifurcação para a malga Geisler, de onde se caminha por mais 15 minutos para chegar até o rifúgio o qual nos presentei com uma vista maravilhosa da cadeia montanhosa Odle. Durante o inverno, a cidadezinha de Santa Maddalena oferece um skilift diretamente do centrinho do lugarejo. Ideal para os amantes das atividades na neve.
Seja qual for a época do ano que você for visitar a região será uma viagem inesquecível com panoramas maravilhosos. Pessoalmente, eu prefiro fazer as trilhas durante o a primavera até o começo do outono onde podemos ter dias com maior porbabilidade de bom tempo e mais luz solar para podermos aproveitarmos melhor o passeio. E foi assim que decidimos ir a região no final de Agosto para aproveitarmos melhor os passeios. Um dos meus pontos panoramas preferitos é esse da capa do artigo onde estou sendata em um banquinho apreciando a beleza do vilarejo de Santa Maddalena com igrejinha de San Giovanni in Ranui. Outra coisa que adora em toda região é a gastronomia local. Dessa vez não deu para subir até o refúgio Odle porque estava muito nublado e prefiro ir em um dia ensolarado mas com certeza voltarei outras vezes e farei muitas fotos.
Vale lembrar que essa região está perto de vários outros destinos legais para se visitar e também oferece ótimas opções de hospedagens. O meio de transporte mais adequado para explorar a região é o carro. Quer saber mais dicas exclusivas desse lindo destino como: hospedagem, restaurantes, serviços de transfer,lagos próximos, cidades legais para visitar etc…me manda um email: blogsoulfashion@gmail.com . Sou acompanhante turística e posso organizar a sua viagem. Vamos as fotos. Baci baci gente linda.